segunda-feira, 15 de junho de 2009

O Papel da Virtualização na Diminuição do Efeito Estufa.

Apesar de a virtualização não ser um conceito novo – foi desenvolvido inicialmente para os grandes sistemas mainframe -, a crise financeira mundial poderá vir a contribuir para a difusão desta tecnologia no interior das organizações a nível mundial.
Confrontados com a necessidade de reduzir custos de investimentos (capital) e operacionais, as tecnologias de virtualização poderão contribuir para alcançar este duplo objectivo e, em simultâneo, contribuir para uma maior agilidade no desenvolvimento das aplicações e reduzir as emissões de dióxido de carbono a nível mundial.
No seio das arquitecturas cliente-servidor existentes na generalidade das organizações empresariais, esta tecnologia poderá contribuir para uma melhor gestão dos recursos de computação existentes nos departamentos de tecnologias de informação.
Com efeito, diferentes entidades referenciam que a generalidade dos servidores existentes nas organizações está subaproveitada. Um estudo recente do Uptime Institute em colaboração com o McKinsey Institute referia que apenas 10ª a 15% da capacidade de processamento destes servidores eram utilizadas.
Deste modo, não será de estranhar que as organizações que implementaram esta tecnologia tenham conseguido reduzir o número de servidores existentes em cerca de dois terços.
Tendo em conta que os centros de dados são grandes emissores de gases com efeitos de estufa, a adopção das tecnologias de virtualização irá contribuir para reduzir significativamente a emissão de carbono nas organizações.

Sem comentários:

Enviar um comentário