sábado, 20 de junho de 2009

O que é a Ciência

A característica mais óbvia da Ciência é a sua aplicabilidade, o facto de como consequência da Ciência, termos poder para fazer coisas. Todo o desenvolvimento e evolução da Humanidade que assistimos ao longo de séculos, nomeadamente na era da revolução industrial, teria sido praticamente impossível sem o papel da Ciência.

Pode significar, umas vezes, um método especial de descobrir coisas, outras o corpo de conhecimento resultante dessas descobertas. Pode também significar as novas coisas que se podem fazer quando se descobre algo, ou mesmo a realização dessas novas coisas.

É um conjunto de saber definido, metodicamente interligado por princípios e leis. Por isso, também se pode dizer que a Ciência é um sistema de relações. Tem, portanto, por objectivo o conhecimento certo. Para atingir este objectivo, empregam-se métodos adequados à natureza dos objectos de cada Ciência.

A Ciência pode designar um conhecimento teórico (por exemplo a matemática), bem como uma experiência prática. Pode ainda significar o conjunto das Ciências nomeadamente a matemática, a astronomia, a química, a biologia, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário